Por: Jessica Bernardo
Notícia
Publicado em 18.11.2022 | 16:28 | Alterado em 18.11.2022 | 17:05
O Dia da Consciência Negra é neste domingo (20) e a cidade de São Paulo tem uma série de eventos programados para celebrar a data até o fim do mês. A Agência Mural selecionou seis programações especiais para você aproveitar sem sair da sua quebrada. E também tem dica bônus para quem topa sair do bairro para celebrar o dia. Confira!
Para quem gosta de comédia, a dica para o feriado é o show de stand up “Risadas Pretas Importam”. O espetáculo vai reunir um time de humoristas de peso: Helio de La Peña, Gui Preto, Niny Magalhães e Paloma Santos. O DJ Je Versatil também participa do evento, dando sonoridade às piadas do grupo.
Os comediantes se apresentam em dois locais neste fim de semana, o Centro Cultural Grajaú, zona sul, e o Centro Cultural Tiradentes, na zona leste. Confira!
Onde: Centro Cultural CC Grajaú
Endereço: R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 – Parque América, São Paulo – SP
Quando: Sábado (19), às 16h
Preço: Gratuito
A cantora Mart’Nália vai se apresentar no sábado no Teatro Alfredo Mesquita, em Santana, e no domingo no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro. Com mais de 10 álbuns lançados e uma carreira premiada, a artista tocará sucessos como “Cabide”, “Pra Que Chorar” e “Onde Anda Você”.
Os músicos Humberto Mirabelli (violão, guitarra e vocal), Luiz Otávio (piano e voz), Michael Pipoquinha (baixo e vocal), Macaco Branco (percussão e vocal) e Felipe Martins (bateria e vocal) acompanham Mart’Nália no espetáculo.
Onde: Teatros Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo – SP
Quando: Sábado (19), às 21h
Onde: Teatro Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro, São Paulo – SP
Endereço: Domingo (20), às 19h
Preço: Gratuito. Nos dois dias, retirar o ingresso uma hora antes na bilheteria do teatro
Criada em 2002, a Feira Preta nasceu como um espaço para produtos de empreendedores negros. Hoje transformado em festival, o evento reúne atrações que vão de palestras a shows de grandes artistas, e a programação é agora espalhada por diferentes endereços de São Paulo.
No dia 20 de novembro, das 12h às 20h, a Casa de Cultura do Campo Limpo vai receber parte das atrações. Tem oficina de cuscuz com a Tia Nice do Organicamente Rango, teatro com o pessoal do Núcleo Gingas e show da banda pernambucana Coco de Umbigada. Tudo na faixa!
Onde: Casa de Cultura Campo Limpo
Endereço: : Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jd. Bom Refúgio, São Paulo – SP
Quando: Domingo (20), das 12h às 20h
Preço: Gratuito. Retirar ingresso no site Sympla e levar um quilo de alimento não perecível no dia do evento
Programação: https://festivalfeirapreta.com.br/programacao-completa/
A segunda edição da Expo Internacional da Consciência Negra já começou e tem uma série de atrações programadas até domingo no Expo Center Norte. O local conta com área expositiva, espaço infantil, área de alimentação e espaços destinados a conversas sobre educação, cultura e comunidade.
Entre os painéis programados para domingo (20) está um debate sobre a população carcerária com o cantor Dexter, o presidente da CUFA em São Paulo, Marcivan Barreto, e o escritor Ângelo Canuto.
A Expo vai contar ainda com shows de Luciana Mello e Walmir Borges, Luedji Luna e Rincon Sapiência, e um encerramento com Péricles.
Onde: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, na Vila Guilherme
Quando: Até domingo (20)
Entrada e transporte: Gratuito. Os visitantes vão encontrar transporte gratuito nas estações Tietê e Barra Funda.
O grupo de hip hop RPW também tem presença marcada no dia da Consciência Negra. Os músicos vão comemorar os 30 anos de carreira com um show de clássicos como “Pule ou Empurre” e “Vergonha na cara” na Casa de Cultura Tremembé.
Onde: Casa de Cultura Tremembé
Endereço: R. Maria Amália Lopes Azevedo, 190 – Tremembé, São Paulo – SP
Quando: Domingo (20), às 16h
Preço: Gratuito
Para quem não conseguir aproveitar este fim de semana, também tem programação relacionada à Consciência Negra na semana que vem. As gêmeas Tasha e Tracie vão se apresentar no domingo (27) no Festival Identidade na Casa de Cultura M’boi Mirim.
Também estarão por lá a cantora e intérprete de libras Nzambi Pongo e as DJs Livea, Licciss e Daisy. Os shows fazem parte do calendário oficial de eventos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para celebrar o mês da Consciência Negra.
Onde: Casa De Cultura M’ Boi Mirim
Endereço: Av. Inácio Dias Da Silva S/N – Piraporinha – zona sul, São Paulo – SP
Quando: Domingo (27), às 15h
Preço: Gratuito
A dica extra é o Festival Ocupa MAB, no Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera. Apesar de não ser em uma quebrada, o evento vale a viagem! Vão se apresentar lá neste fim de semana, a cantora Anelis Assunção, o grupo Maracatu Solano Trindade, o rapper Rico Dalasan, o Clube do Balanço e a Funmilayo Afrobeat Orquestra, além de DJs e outras atrações.
Além disso, quem passar por lá vai poder curtir a primeira feira gastronômica de comida afro-brasileira e africana do MAB.O Festival Ocupa Mab continua até 30 de novembro com atividades como sarau, visita guiada de idosos à exposição de longa duração do museu e cursos.
Onde: Museu Afro Brasil
Endereço: Parque Ibirapuera – Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana, São Paulo – SP
Quando: De 19/11 a 30/11
Preço: Gratuito. Retirar ingresso no site Sympla.
Programação: http://www.museuafrobrasil.org.br/programacao-cultural/atividades
Jornalista, cria de uma família de cearenses. Apaixonada por São Paulo, bolos e banhos de mar. Correspondente do Grajaú desde 2017.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br