Magno Borges/Agência Mural
Por: Jariza Rugiano | Jacqueline Maria da Silva
Notícia
Publicado em 20.04.2023 | 8:15 | Alterado em 13.06.2024 | 14:40
Milena Bonsangue, 9, costuma expressar a religiosidade por meio de desenhos. Ela tem uma pasta cheia deles e dois colados na cabeceira da cama, um de Jesus e outro do anjo da guarda, para dar segurança durante o sono.
Muitos dos traços são feitos durante a evangelização infantil, encontro de crianças no centro espírita que frequenta todas as segundas-feiras, próximo de casa, na Vila Marari, zona sul de São Paulo. Ela transforma os ensinamentos de Jesus, apresentados pela ótica espírita, em ilustrações.
Milena conta que, antes da aula, as crianças cantam músicas religiosas infantis e rezam a oração do pai-nosso. Em seguida, em uma sala separada, recebem um passe magnético, descrito pela mãe, Raquel Bonsangue, 45, como um tratamento de energização feito pela imposição das mãos. “Sento em um banquinho, fecho os olhos e ficam rezando pra mim. Fico feliz”, acrescenta a criança.
No espiritismo, Milena aprendeu que quando reza está fazendo uma ligação para Deus. Esse contato, segundo ela, pode ser feito também em casa por meio do Evangelho no lar, reunião familiar com leitura, comentário sobre o texto e oração, ou nas orações antes dormir, para evitar pesadelos e espantar a tristeza.
“Sempre começo pedindo para cuidar da minha família e ajudar os que não têm dinheiro. Depois têm as vibrações, eu faço o pai-nosso e a gente bebe a aguinha ‘fluidificada'”, detalha. A mãe explica que trata-se da água comum que, após a oração, acredita-se ser acrescida de fluidos energéticos que melhoram a saúde das pessoas que a consomem.
Ela também reza pelos animais e plantas, pois diz que cuidar da natureza nos aproxima de Deus. Milena tem vários bichos de estimação, três cachorros, seis gatos e dois peixes, com alguns deles resgatados pela família. Ela acha que eles podem renascer em outros corpos, processo chamado de reencarnação. “Minha irmã falou que meu peixe que morreu pode voltar como tubarão”, relata com tom descontraído.
Antes de dormir também faz uma oração para evitar pesadelos e espantar tristeza: “Eu falo para [Deus] cuidar bem da minha família, dos meus animais, dos meus tios, meus primos e do meu avô.”
REPORTAGEM ESPECIAL
Alice é uma das entrevistadas da série especial Religião na Infância, sobre como crianças lidam com a religião. Confira todas as histórias
Jornalista. Gosta de andar por aí de bicicleta, encontrar os amigos, filmes, livros, shows e colecionar memes. Correspondente de São Bernardo do Campo desde 2017.
Jornalista formada pela Uninove. Capricorniana raiz. Poetisa. Ama natureza e as pessoas. Adora passear. Quer mudar o mundo e tornar o planeta um lugar melhor por meio da comunicação. Correspondente de Cidade Ademar desde 2021. Em agosto de 2023, passou a fazer parte da Report For The World, programa desenvolvido pela The GroundTruth Project.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br