APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias

Por: Aline Almeida

Verificação

Publicado em 30.09.2022 | 17:09 | Alterado em 21.10.2022 | 12:02

Tempo de leitura: 1 min(s)
Esta verificação foi produzida em parceria com a Lupa e com apoio do WhatsApp WhatsApp_Logo_1

Circula em grupos de WhatsApp do Capão Redondo, na zona Sul de São Paulo, uma mensagem de texto que afirma que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria em todos os estados, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado no último dia 27. Confira a verificação do conteúdo:

Divulgues esse Resultado de pesquisa!

Pesquisa realizada hoje! (27/09/2022):

Paraná pesquisas registrado no TSE:

Bolsonaro vence hoje em todos os estados, porque o povo quer que ele continue!

-Texto reproduzido de mensagem encaminhada pelo WhatsApp

A informação analisada pelo projeto Papo Reto no Zap é falsa. Uma busca no site do Instituto Paraná Pesquisas aponta que a pesquisa, divulgada no último dia 27, mostra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 42,7% das intenções de voto contra 36,4% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

O resultado da análise também foi publicado em diversos veículos de imprensa como a CNN, Gazeta do Povo e Jornal da Band, que reafirmam o dado. É possível acessar o registro da pesquisa no site do TSE, consultando pelo número BR-03928/2022.

O instituto entrevistou presencialmente 2.020 pessoas aptas a votarem, entre os dias 22 e 26 de setembro deste ano, de 160 municípios brasileiros entre todos os estados, incluindo o Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Essa desinformação circula nas redes sociais em versões adaptadas, pelo menos, desde 2020. A Lupa fez uma verificação sobre o assunto em 2021.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Aline Almeida

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Ama livros, música e séries. Libriana apaixonada por pets. Correspondente do Grajaú desde 2022.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.