Desde 2019, o Jornal do Brasil não circula em formato impresso; Logomarca presente na montagem não é utilizada desde 2010
Por: Renan Cavalcante
Verificação
Publicado em 19.12.2022 | 16:28 | Alterado em 19.12.2022 | 16:28
Circula em grupos de WhatsApp do Jardim Fontalis um vídeo do Tik Tok com a captura de tela de uma suposta capa do Jornal do Brasil com uma foto do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e falas atribuídas a ele.
Na imagem, a manchete do jornal é: “Vamos confiscar tudo! Para repor o rombo de 400 bi, governo vai confiscar”. Além disso, dois trechos citam: “quem ganhar acima de 8 mil pagará 47,5% de imposto de renda” e “teremos que confiscar as poupanças acima de 50 mil”.
Confira a verificação:
Medidas antipopulares serão necessárias, assim como fez o Collor de Melo anos atrás. Bolsonaro deixou um rombo fiscal de 400 Bilhões e para cumprir minhas metas irei tirar dos mais ricos e dar aos mais necessitados. Por isso iremos aumentar a cobrança do imposto de renda e confiscar a poupança e investimentos acima de 50 mil
– Trecho do texto em imagem encaminhada pelo WhatsApp
O conteúdo analisado pelo Papo Reto no Zap é falso. O próprio Jornal do Brasil publicou uma nota desmentindo a imagem. No texto, divulgado no dia 14 de novembro, o jornal afirma que a logomarca que aparece na imagem não é utilizada desde 2010 e que desde 2019 não há circulação do formato impresso, somente online.
A nota do Jornal do Brasil também diz que o conteúdo tem “flagrante mensagem de interesse de grupos bolsonaristas que não aceitam a eleição do presidente Lula”. O veículo ainda afirma que o departamento jurídico da empresa tomou providências para responsabilizar os autores da imagem desinformativa.
A Lupa também verificou o conteúdo. Segundo apuração do veículo, “é possível perceber uma série de detalhes que demonstram a falsidade da imagem, como o uso de diferentes fontes no mesmo parágrafo e letras maiúsculas para dar destaque a termos de impacto — algo que não é usual no jornalismo profissional”.
Além disso, as informações de valores não especificam sobre qual moeda se está falando. Textos jornalísticos sempre especificam valores em Real com “R$” antes dos números ou “reais” após.
O Papo Reto no Zap já verificou um conteúdo similar, que recortava o trecho de uma checagem da CNN para parecer que Lula iria confiscar a poupança e tributar o PIX, o que é falso.
Jornalista. Pós-graduando em Jornalismo de Dados. Correspondente do Jaraguá desde 2018.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br