Ícone do site Agência Mural

Vídeo combina informações falsas para criar narrativa homofóbica contra Bolsonaro

Por: Renan Cavalcante

Circula em grupos de WhatsApp de Capão Redondo um vídeo de pouco mais de um minuto que afirma que uma mulher teria chamado o presidente Jair Bolsonaro (PL) de “noivinha do Aristides” e que, depois disso, teria sido presa. 

O vídeo também aponta que teriam sido encontradas novas provas no celular de Gustavo Bebianno, ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da presidência, morto em 2020, que confirmariam o caso entre os dois ― dando a entender que, entre as provas, estariam fotos de Bolsonaro e Aristides.

Confira a verificação:

O conteúdo analisado pelo Papo Reto no Zap é falso. O vídeo começa afirmando que, em 2021, uma mulher teria chamado o presidente Jair Bolsonaro (PL) de “noivinha do Aristides” e que, depois disso, teria sido presa, o que é falso.

A história começou com uma informação falsa publicada no Twitter de que uma mulher teria sido presa em Resende (RJ), depois de usar o xingamento homofóbico contra Bolsonaro. A fala foi negada pela mulher, mas o caso ganhou visibilidade nas redes sociais.

No vídeo, também aparece uma foto antiga de dois militares, aparentemente um casal, abraçados, e uma legenda identificando os dois como Bolsonaro e Aristides. A imagem já foi checada pela Lupa e mostra dois militares estadunidenses do acervo de fotos Homo History.

Logo em seguida, o material traz um print de uma reportagem com o título “Janones diz que está com celular de ex-ministro Bebianno: ‘Será apoteótico”’. A notícia foi publicada pelo jornal Estado de Minas e confirma o que foi dito por Bebianno no vídeo, mas não faz qualquer ligação com o suposto relacionamento de Bolsonaro.

Outra informação falsa divulgada pelo vídeo é a de uma matéria do R7 com o título “Mensagens em celular de Bebianno revelam o caso homossexual entre Bolsonaro e Aristides…”. A notícia não foi publicada pelo site R7.

O narrador ainda diz que a imagem da suposta matéria do R7, que mostra Bolsonaro e outro homem de sunga, seria de uma “orgia ocorrida no banheiro do exército”. A foto, na verdade, é de Jair Bolsonaro com o seu filho Carlos Bolsonaro.

O vídeo também tem um áudio em que Bolsonaro fala “ele não está apaixonado por mim não, mas está me namorando”. A gravação foi extraída de uma fala em 20 de maio de 2021, em que Bolsonaro se refere a Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, querer que ele volte para o Partido Progressista.

Sair da versão mobile