Agenda da semana mostra eventos em várias periferias da capital e em cidades da região metropolitana
Divulgação
Por: André Santos
Notícia
Publicado em 15.08.2019 | 14:43 | Alterado em 15.08.2019 | 14:53
Diversidade é uma das facetas de São Paulo. A lista desta semana que a Agência Mural preparou reflete um pouco dessa pluralidade: tem samba, comemoração do dia municipal do rock em Carapicuíba, slam, jongo, reggae e até uma comemoração cigana.
Confere aqui.
ZONA NORTE
Sarau do Kintal – Vila Nova Cachoeirinha
Sarau no Kintal rola mensalmente na casa da família do poeta Akins Kintê, situada na zona norte de São Paulo, sempre com discotecagem. O convite é para que cada um leve textos e poesias para compartilhar e contribuir com a celebração poética. Nos toca-discos Dj Charchur e Dj Akin.
Quando: Sábado (17), às 18h.
Onde: R. Antônio Ramos da Cruz, 51
Quanto: Gratuito
Novas Rotações – NÃ e Nina Oliveira – Parada Inglesa
A banda NÃ e a cantora Nina Oliveira levam novas vozes, composições dançantes e letras afiadas ao projeto Novas Rotações. NÃ propõe sonoridades que dialogam com gêneros como jazz, MPB, samba e música experimental. Já Nina Oliveira é cantora, compositora e multi-instrumentista de Guarulhos.
Quando: Quinta-feira (15), às 20h.
Onde: Sesc Santana, Av. Luís Dumont Villares, 579
Quanto: de R$ 6 à R$ 20
1º Festival Mulungú – Vila Guilherme
Mulungú é o nome de uma árvore do Brasil, conhecida pela resistência em climas diversos. O Festival Mulungú é um evento de multilinguagens com apresentações de artistas independentes da cidade de São Paulo. Ao todo serão contempladas seis categorias: artes cênicas, dança, música, artes visuais, audiovisual e poesia.
Quando: Domingo (18), às 16h.
Onde: Pça Oscar da Silva, S/N
Quanto: Gratuito
ZONA SUL
Jongo da Serrinha – Fábrica de Cultura Jd. São Luís
O Grupo Cultural Jongo da Serrinha conta a história do ritmo que deu origem ao samba. Tido como “o pai do samba”, o jongo é uma herança cultural dos negros Bantus das fazendas de café do vale do Paraíba, no início do século 18. Sua história se mistura com a da cidade, do surgimento das primeiras favelas e do samba.
Quando: Sexta-feira (16), às 20h.
Onde: Fábrica de Cultura Jd. São Luís, R. Antônio Ramos Rosa, 37
Quanto: Gratuito
VEJA TAMBÉM:
Tradição do jongo reforça identidade negra em Perus
Mateus Aleluia – O canto dos recuados – Campo Limpo
Nesse espetáculo, Mateus Aleluia mergulha nas matrizes culturais do Brasil trazendo um foco para a miscigenação das culturas indígena, africana e barroca europeia. No repertório estão músicas do trabalho autoral de Mateus Aleluia, além de cânticos de domínio popular, canções indígenas e sambas de roda.
Quando: Sábado (17), às 15h.
Onde: Sesc Campo Limpo, R. Nossa Senhora do Bom Conselho, 120
Quanto: Gratuito
ZONA LESTE
Samba de poesia é o mais novo espetáculo do Sarau das Pretas. O evento presta homenagem às grandes compositoras e intérpretes do samba brasileiro. O sarau mostra que as mulheres também seguram a cadência do samba.
Quando: Sexta-feira (16), às 18h.
Onde: Casa de Cultura Municipal de São Mateus, R. Monte Mandira, 40
Quanto: Gratuito
Criado em abril, o Slam CT é realizado mensalmente no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Os textos narrados devem ser autorais e de até três minutos. São escolhidos cinco jurados na plateia que dão notas de 1 a 10 para cada poeta.
Quando: Quinta-feira (15), às 19h.
Onde: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, R. Inácio Monteiro, 6900
Quanto: Gratuito
ZONA OESTE
Ocupação Preta-Indígena – Vila Butantan
A programação artística conta com o trabalho de artistas negros e indígenas para celebrar a cultura e a ancestralidade. Além disso, também terão comidas afro-brasileiras e bebidas. Participação da poeta Deusa e do Grupo VOPO – Vozes Poéticas.
Quando: Sábado (17), às 15h.
Onde: Ocupação Aqualtune, R. Butantã
Quanto:Gratuito
Zambol House Sound – Jd. Peri – Peri
O projeto “Zambol House Sound” promove o intercâmbio da cultura entre os coletivos de sound system de várias regiões da capital, para incentivar a cultura local. O projeto propõe “Oficinas de caixas de som artesanal” para ensinar novos coletivos e Djs a montar o próprio sistema de som.
Quando: Sexta-feira (16), às 18h.
Onde: Casa de Cultura do Butantã, Av. Junta Mizumoto, 13
Quanto: Gratuito
GRANDE SÃO PAULO
1ª Feira “GastroCultural” – Embu Guaçu
A 1ª Feira “GastroCultural” de Embu Guaçu propõe boa alimentação com cultura. Neste primeiro evento será apresentada a cultura cigana. A noite promete ser “mística”, com danças, expositores, oraculistas, palestras, entre outras atrações.
Quando: Sábado (17), às 17h.
Onde: Praça Ivan Braga de Oliveira, S/N – Centro
Quanto: Gratuito
Dia Municipal do Rock – Carapicuíba
Foi decretado que o dia 16 de agosto é o dia Municipal do rock em Carapicuíba e para celebrar a data haverá comemoração com muito rock and roll na cidade, participação das bandas locais Banda Disfalk, UmBRall e muitas outras atrações.
Quando: Sexta-feira (16), às 16h.
Onde: Clube da Sabesp, R. Laérte Cearense, 290 – Vila Gustavo Correia
Quanto: Gratuito
Jornalista, entusiasta do carnaval, do futebol de várzea, de bares e cultivador assíduo da sua baianidade nagô! Correspondente do Jardim Fontalis desde 2017.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br