Por: André Santos
Notícia
Publicado em 09.05.2019 | 12:04 | Alterado em 09.05.2019 | 12:04
O mês de maio está a milhão com muitos rolês para deixar sua agenda bombando. No fim de semana de celebração do Dia das Mães e a marca de 131 anos da abolição da escravatura na segunda-feira (13), há eventos com música, teatro e cinema pelas periferias.
Confira a seleção da Agência Mural:
ZONA NORTE
Um espetáculo de circo que mescla o malabarismo, acrobacias e música ao vivo para criar performances cômicas. Dois artistas convidam o público para um mergulho nesse universo. A promessa é de não faltar com sinceridade e assumir a contradição que é a vida.
Quando: Sábado (11), às 20h
Onde: Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão, Pça Oscar da Silva, 110.
Quanto: Gratuito
A Voz do Samba Rock – Vinil na Quebrada – Vila Nova Cachoeirinha
A atividade tem como objetivo promover cultura, arte, lazer e defesa dos direitos sociais. O evento traz ao CCJ o Trio Swing, Samba Congo e DJ Robson, além da presença do professor de dança Claudio Nostalgia, com aula de samba rock. Haverá ainda exposição de artesanato e praça de alimentação.
Quando: Sexta-Feira (10), às 18h
Onde: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Av. Dep. Emílio Carlos, 3641.
Quanto: Gratuito
ZONA SUL
Cantora e compositora baiana, Luedji Luna apresenta o disco “Um Corpo no Mundo”. Lançado em 2017, o álbum reúne diferentes sonoridades como MPB, samba, ritmos africanos, o batuque baiano e o jazz, com letras que abordam temas sociais, principalmente a identidade afro-brasileira.
Quando: Sexta-Feira (10), às 20h
Onde: Sesc Campo Limpo, R. Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Quanto: Gratuito
2° Sebo do Augusto – Piraporinha
Com uma tarde de música, literatura, arte e artesanato, o Kintal Kultural do Sebo do Augusto apresenta a produção de empreendedores da zona sul de São Paulo.
Quando: Sábado (11), às 12h
Onde: Kintal Kultural, R. Inácio Pais, 89.
Quanto: Gratuito
ZONA LESTE
Periferia Preta 4ª Edição – Fazenda da Juta
O Festival Periferia Preta prestará homenagem às Negas, Marias e Madás. O evento é organizado pelo Coletivo Periferia Preta, que saúda as mulheres negras que construíram o bairro. “Não foi sem luta que nossas existências chegaram até aqui”, dizem as organizadoras.
Quando: Sábado (11), às 10h
Onde: Rua Luca Conforti, altura do número 417 – Fazenda da Juta.
Quanto: Gratuito
Borbulha Sapopemba 5 – Sapopemba
Há um ano, a pista de skate em Sapopemba tem recebido eventos da cultura sound system. Para comemorar o aniversário, Ras Furue traz o potente sistema de som para ecoar o reggae na quebrada. O foco da festa será no Dancehall.
Quando: Domingo (12), às 14h
Onde: Av. Adutora do Rio Claro, 988.
Quanto: Gratuito
ZONA OESTE
Festa: Repensar a América Latina Com Los Primos – Butantã
A Festa Repensar América Latina terá a apresentação de Los Primos de Brasil, banda criada em 2018 entre churrascos, fernets e mates, com objetivo de trazer o ritmo da Cumbia para o Brasil. “Somos filhos da América Latina, villeros da Vila Gomes, somos Los Primos de Brasil”.
Quando: Sexta-feira (10), às 22h
Onde: Centro Cultural Butantã. Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1880.
Quanto: R$ 10
Batidão Dancehall no Bar Do Nestor – Rio Pequeno
O Bar do Nestor terá mais uma noite de “Reggae Music” e promete um line-up pesado.
Quando: Sábado (11), às 23h
Onde: Bar do Nestor, Rua D, S/N, Favela do Sapé (Km 15 da Rodovia Raposo Tavares)
Quanto: Gratuito
CENTRO
Mutum na Aparelha Luzia – Centro
O Coletivo Mutum apresenta ao público canções autorais que reverenciam a cultura popular. O grupo transita do rap ao jazz, da bossa ao reggae, sem perder a referência do samba e dos ritmos afro-ancestrais.
Quando: Sábado (11), às 21h
Onde: Aparelha Luzia, Rua Apa, 78.
Quanto: Gratuito
Festival Pretas Potências – Centro
Com o tema “Passado Presente e Futuro”, o Festival Pretas Potências traz jovens ao centro da discussão sobre negritude, herança e diáspora, com a ideia de um novo olhar sobre a abolição da escravatura. No sábado (11), o evento será aberto ao público com rodas de conversas com empreendedores, e bate papo sobre “culturas urbanas: passado, presente e futuro”, com Rincon Sapiência, Kimani e Toddy.
Quando: Sábado (11), às 13h
Onde: Red Bull Station, Pça da Bandeira, 137.
Quanto: Gratuito
GRANDE SÃO PAULO
132ª Festa do Cururuquara – Santana de Parnaíba
A Festa do Cururuquara é realizada há 132 anos em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Em louvor a São Benedito, o evento celebra a data do 13 de maio, que marca a resistência do povo negro brasileiro e a tradição no Samba de Bumbo. A programação conta com Reza Cabocla, procissão de São Benedito e Nossa Senhora do Carmo. além de apresentação do Samba do Cururuquara, da Roda de Pirapora, do Bumbo Nestão Estevão e da Roda da Dona Aurora.
Quando: Sábado (11), às 17h
Onde: Largo das Palmeiras, Cururuquara (Acesso Rodovia Castelo Branco KM 40,5 sentido capital)
Quanto: Gratuito
Será inaugurado neste fim de semana uma unidade do Sesc, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A abertura terá programação gratuita com shows, espetáculos de dança e de teatro, aulas abertas, intervenções circenses e vivências esportivas com atletas. Destaque para a apresentação da banda guarulhense “As Despejadas” e a também guarulhense Nina Oliveira.
Quando: Sábado e Domingo (11, 12) a partir das 10h
Onde: Sesc Guarulhos, Rua Guilherme Lino dos Santos, 1200.
Quanto: gratuito
Cine Debate: Filme: “Eleições”, dir Alice Riff – Santo André
O filme trata da história de uma disputa para o comando do grêmio estudantil. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões entre as chapas revelam as diferenças e as ideias dos adolescentes sobre a vida.
Quando: Sábado (11), às 15h.
Onde: Subsede Apeoesp. Rua Xavier de Toledo, 471, Casa Branca.
Quanto: Gratuito.
Jornalista, entusiasta do carnaval, do futebol de várzea, de bares e cultivador assíduo da sua baianidade nagô! Correspondente do Jardim Fontalis desde 2017.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br