Paulistanos podem contribuir com sugestões para a melhoria da rede cicloviária da cidade entre os dias 23 de maio e 19 de junho
Por: Redação
Publicado em 09.05.2019 | 19:21 | Alterado em 09.05.2019 | 19:21
Entre os dias 23 de maio e 19 de junho, a Prefeitura de São Paulo promoverá audiências públicas para a proposta de um novo plano cicloviário para a cidade. Os encontros ocorrem em dez subprefeituras (confira horários e endereços ao final da matéria).
O objetivo é que a população contribua com sugestões e melhorias para a proposta inicial do plano, elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Em agosto de 2018, o prefeito Bruno Covas já havia mencionado uma proposta de aumentar a rede cicloviária da cidade e transformar São Paulo na “capital da bicicleta”. Na época, o plano previa a construção de 1.420 km de malha cicloviária até 2028 e conexões nas estações do Metrô, CPTM e terminais de ônibus.
Para o biênio 2019/2020, o Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo firma o compromisso de implantar 173,35 km de infraestrutura cicloviária e requalificar outros 310,6 km até o final de 2020. A definição dos locais foi feita de forma a abranger todas as regiões da cidade (confira mapa aqui).
Atualmente, São Paulo tem 503,6 km de malha cicloviária permanente, sendo 473,3 km de ciclovias e ciclofaixas e 30,3 km de ciclorrotas.
MANUTENÇÃO
A manutenção das vias e faixas destinadas ao uso da bicicleta foi mal avaliada por metade dos paulistanos em 2018, conforme mostra uma pesquisa de mobilidade urbana, realizada pela Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência.
Considerando os últimos 12 meses que antecederam o estudo, 48% dos entrevistados afirmaram que a manutenção das ciclovias e ciclofaixas era ruim ou péssima, 34% consideraram regular e apenas 11% disseram ser boa ou ótima.
LEIA MAIS:
Metade da população avalia negativamente manutenção de ciclovias
Morador do Jardim Helena, distrito do extremo leste da capital paulista, o auxiliar administrativo Flávio Ferreira, 42, usa a bicicleta para ir até a faculdade no bairro vizinho, em São Miguel Paulista. O percurso, que é feito por ele de segunda a quinta-feira, inclui alguns perigos e obstáculos.
“A ciclovia está apagada. No caminho, eu tenho que desviar de carros e de buracos”, reclama. A ciclovia do Jardim Helena possui 8,2 km e conecta os ciclistas à estação homônima da CPTM e, parcialmente, à ciclovia do Parque Ecológico do Tietê.
Ferreira frequentemente usa a bike como meio de locomoção pela cidade. Para ele, muitas ciclovias e ciclofaixas estão sucateadas. “Já andei por várias delas e encontrei postes, buracos, calçadas quebradas e faixas apagadas no meio do caminho”, conta.
VEJA TAMBÉM:
‘Paraíso das magrelas’, Jardim Helena é referência no uso de bicicletas
“Ontem eu tive medo quando estava na avenida Sapopemba [na zona leste]. A ciclovia fica no meio da avenida e, num determinado ponto, ela não tem radar. Os motoristas não respeitam a distância mínima de um metro e meio entre o ciclista e o carro, e passam muito próximos de quem está na bicicleta”, desabafa.
Dados do Infosiga mostram que, em 2018, ocorreram 393 acidentes com ciclistas no estado de São Paulo. Na capital paulista, foram registrados 22 acidentes no mesmo período.
AUDIÊNCIAS
As audiências ocorrerão agrupadas por subprefeituras, seguindo o cronograma abaixo:
23/05 – Norte 1:
Perus, Pirituba, Freguesia Do Ó/Brasilândia e Casaverde/Cachoeirinha
Horário: 19h – 21h
Local: Casa de Cultura Salvador Ligabue
Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, nº 215 – Freguesia do Ó
24/05 – Norte 2:
Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi e Vila Maria/Vila Guilherme
Horário: 19h – 21h
Local: Auditório da Subprefeitura Santana/Tucuruvi
Endereço: Av. Tucuruvi, nº 808 – Tucuruvi
30/05 – Oeste:
Lapa, Butantã e Pinheiros
Horário: 19h – 21h
Local: Auditório da Subprefeitura de Pinheiros
Endereço: Av. das Nações Unidas, nº 7.123 – Alto de Pinheiros
31/05 – Leste 1:
Mooca, Penha e Vila Prudente
Horário: 19h – 21h
Local: Auditório da Subprefeitura da Mooca
Endereço: Rua Taquari, nº 549 – Mooca
06/06 – Leste 2:
Sapopemba e Aricanduva
Horário: 19h – 21h
Local: Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão
Endereço: Rua Atucuri, nº 699 – Chácara Santo Antônio
07/06 – Leste 3:
São Miguel, Itaim Paulista, Itaquera, Guaianazes, São Mateus, Cidade Tiradentes e Ermelino Matarazzo
Horário: 19h – 21h
Local: Subprefeitura de Cidade Tiradentes
Endereço: Rua Juá Mirim, s/nº – Chácara Santa Etelvina
12/06 – Centro:
Sé
Horário: 19h – 21h
Local: Praça de Atendimento da Subprefeitura da Sé
Endereço: Rua Álvares Penteado, nº 53 – Centro
13/06 – Sul 1:
Ipiranga, Jabaquara e Vila Mariana
Horário: 19h – 21h
Local: Auditório da Subprefeitura do Ipiranga
Endereço: Rua Lino Coutinho, nº 444 – 1º Andar – Ipiranga
14/06 – Sul 2:
Santo Amaro, Cidade Ademar e Campo Limpo
Horário: 19h – 21h
Local: Subprefeitura de Santo Amaro
Endereço: Rua Floriano Peixoto, nº 54 – 1º Andar – Santo amaro
19/06 – Sul 3:
Parelheiros, Capela do Socorro e M’boi Mirim
Horário: 19h – 21h
Local: Subprefeitura de M’boi Mirim
Endereço: Av. Guarapiranga, nº 1.695 – Parque Alves Lima
***
https://32xsp.org.br/2018/09/27/motoristas-ainda-nao-veem-bike-como-um-meio-de-transporte/
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br