Investigação da Corregedoria aponta participação de Fernanda Galdino em irregularidades na fila da moradia popular em SP
Por: Redação
Publicado em 04.07.2018 | 19:09 | Alterado em 04.07.2018 | 19:09
O prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB) exonerou na última sexta-feira (29), a prefeita regional da Penha, Fernanda Maria de Lima Galdino. Fernanda foi citada em uma investigação da Corregedoria Geral da Justiça que aponta sua participação em um esquema ilegal para furar a fila da moradia popular em São Paulo.
Na capital paulista, a moradia popular tem, ao todo, 110 mil famílias aguardando na fila. Todas estão cadastradas em programas habitacionais, como cortiços e a Cohab.
A investigação da Corregedoria, que começou em 2014 e terminou em setembro de 2017, concluiu que o esquema comandado pelo marido de Fernanda, Vlademir João Carlos Galdino, cobrava de 5 a 10 mil reais para que famílias pudessem furar a fila do programa.
Vlademir é filiado ao PSDB na zona leste de São Paulo e o partido estuda pedir sua expulsão. Ele e mais dez mulheres serão alvos de uma ação civil de improbidade, movida pela própria Prefeitura.
De acordo com a Corregedoria, Fernanda não será processada pela Procuradoria Geral do Município.
DEMISSÃO
Fernanda Galdino, 39, foi demitida depois que a CBN revelou que o processo contra ela se arrastava há quatro anos na administração municipal, fato que não impediu sua nomeação para a regional da Penha.
Para os procuradores, o papel de Fernanda no esquema não foi comprovado, por isso não representava impedimentos à sua nomeação para o posto.
Fernanda foi a primeira prefeita mulher da regional da Penha, na zona leste de São Paulo, e assumiu o cargo em 18 de agosto de 2017, convidada pelo [na época] vice-prefeito Bruno Covas.
Em sua página no Facebook, ela gravou um vídeo para comunicar sua saída e agradecer à sua equipe, funcionários e os munícipes que colaboraram com a sua gestão. “Estou saindo para novos desafios e logo logo vocês terão mais notícias aqui nas nossas redes sociais”, disse.
A regional da Penha é formada por quatro distritos: Penha, Cangaíba, Vila Matilde e Arthur Alvim.
SUBSTITUIÇÃO
O 32xSP entrou em contato com a Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais e o órgão informou que aguarda informações em relação a qual prefeito(a) irá assumir o posto. Contudo, o site da Regional aponta Thiago Della Volpi como o novo prefeito da Penha em exercício.
Com informações de CBN.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br