Ícone do site Agência Mural

Onde tem bicicletário? Veja quais estações de trem contam com o serviço

Subprefeitura das bikes: São Miguel Paulista tem cultura forte de ciclismo, mas peca em infraestrutura

Por: Jessica Bernardo

Os ciclistas que utilizam os trens da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) e da ViaMobilidade podem estacionar suas bicicletas em uma das 35 estações que contam com bicicletários. Ao todo, são mais de 8.500 vagas e a maior parte delas é gratuita.

Para usar os espaços, os passageiros precisam levar um documento com foto para fazer o cadastro, além de cadeado e corrente para prender a bike.

No Grajaú, zona sul de São Paulo, ciclista utiliza bicicletário da CPTM há quatro anos @Jessica Bernardo/Agência Mural

A Agência Mural separou uma lista com todas as estações que oferecem o serviço e as regras específicas de cada espaço. Confira:

Linha 7-Rubi (CPTM)

Na linha 7-Rubi, que vai de Jundiaí, no interior paulista, à Luz, no centro de São Paulo, apenas três das 18 estações possuem bicicletários. Os espaços são de uso gratuito e abrem todos os dias, das 4h às 00h. As estações que oferecem o serviço são:

Linha 8-Diamante (ViaMobilidade)

Com 22 estações no total, entre Júlio Prestes, no centro da capital, e a cidade de Itapevi, na Grande São Paulo, a linha 8-Diamante tem cinco bicicletários. Todos são gratuitos e funcionam diariamente no mesmo horário da linha, entre 4h e 00h. Veja onde ficam os bicicletários e a quantidade de vagas disponíveis:

Linha 9-Esmeralda (ViaMobilidade)

A linha 9-Esmeralda tem o maior número de bicicletários entre as sete linhas de trem que cruzam a região metropolitana. Das 20 estações que ligam a cidade de Osasco até a Vila Natal, no Grajaú, zona sul de São Paulo, 11 contam com um espaço para que os ciclistas possam guardar suas magrelas.

Bicicletário da estação Grajaú, da linha 9-Esmeralda, tem espaço para 178 bicicletas @Jessica Bernardo/Agência Mural

O serviço é gratuito e é liberado das 4h às 00h. Confira onde ficam os bicicletários:

Linha 10-Turquesa (CPTM)

Responsável por conectar o Brás, no centro de São Paulo, à cidade de Rio Grande da Serra, a linha 10-Turquesa tem bicicletários em três das 12 paradas. E atenção: eles contam com regras de funcionamento diferentes.

Na estação Mauá, no ABC Paulista, fica o maior bicicletário das linhas de trem do estado, que tem quase 2 mil vagas e é administrado pela Ascobike (Associação dos Condutores de Bicicleta de Mauá). Ele funciona 24h por dia, mas o uso é pago e custa R$ 3 a diária ou R$ 30 mensais.

O bicicletário da estação Santo André, também no ABC, é gratuito. Ele é administrado pela Parada Vital e fica aberto entre 6h e 22h. Já o espaço para bikes da estação Tamanduateí, em São Paulo, atende os ciclistas gratuitamente durante o horário dos trens da CPTM, das 4h às 00h.

Veja a quantidade de vagas em cada estação:

Linha 11-Coral (CPTM)

Na linha 11-Coral, que vai do centro da capital até Mogi das Cruzes, no Alto Tietê, somente três estações contam com bicicletários. O serviço é gratuito e funciona diariamente, acompanhando o horário de abertura e fechamento das estações. Confira onde ficam os espaços e quantas vagas há em cada um deles:

Linha 12-Safira (CPTM)

Com 13 estações, a linha-12-Safira, que liga o centro da capital paulista ao bairro de Calmon Viana, em Poá, na Grande São Paulo, tem apenas sete bicicletários. Em todos o uso é gratuito e segue o horário de funcionamento das estações, das 4h às 00h. O espaço com mais vagas fica na USP Leste, onde cabem 270 bikes.

Bicicletário da estação Jardim Helena-Vila Mara, na zona leste de São Paulo @Jessica Bernardo/Agência Mural

Veja a lista com todos os bicicletários da linha:

Linha 13-Jade (CPTM)

Conectando o entorno do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, à zona leste da cidade, a linha 13-Jade tem bicicletários em todas as estações. Na parada de Engenheiro Goulart, inclusive, são dois bicicletários. O funcionamento é gratuito e segue o horário de abertura e fechamento das estações, das 4h às 00h.

Embarque de bicicletas na CPTM e ViaMobilidade

Os ciclistas podem carregar suas magrelas dentro dos trens da CPTM e da ViaMobilidade de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, e a partir das 21h até o encerramento da operação. Aos sábados, domingos e feriados, as bicicletas são liberadas durante todo o dia.

Sair da versão mobile