Dado se refere a vítimas em uma semana, conforme balanço da Agência Mural. Ocupação de hospitais cai para 60%
Por: Paulo Talarico
Notícia
Publicado em 17.07.2021 | 11:19 | Alterado em 17.07.2021 | 11:24
O avanço da vacinação contra a Covid-19 ajudou a frear o número de mortes na Grande São Paulo.
Entre os dias 8 e 15 de julho, a região metropolitana registrou 882 mortes de pessoas contaminadas pelo coronavírus. Apesar de ainda representar mais de 100 vidas perdidas por dia, foi a primeira vez desde março que o número ficou abaixo das mil mortes em uma semana.
Além disso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) caiu para 60%, o melhor nível desde o mês de dezembro quando começou a chamada segunda onda.
Os dados estão no Panorama da Covid-19, página da Agência Mural que traz semanalmente dados sobre a pandemia das 39 cidades da região metropolitana e das periferias da capital.
A redução neste mês de julho representa uma queda pela metade do pior momento da pandemia vivida em abril, quando a doença matou mais de 2.000 moradores por semana. No final de março, foram 2.920 pessoas (290 vítimas por dia na região).
A redução ocorre no momento em que quase 50% da população da região metropolitana tomou ao menos uma dose da vacina. Por outro lado, apenas 15% estão com a imunização completa - tomaram as duas doses ou a dose única (no caso da vacina da Jansen).
Entre as cidades que mais vacinaram estão São Caetano do Sul e São Paulo, que superaram a marca dos 50%. No entanto, os dados são uma aproximação, já que ao menos 1 milhão de doses foram aplicadas em moradores fora do município de residência na Grande São Paulo.
Diretor de Treinamento e Dados e cofundador, faz parte da Agência Mural desde 2011. É também formado em História pela USP, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico em locução para rádio e TV.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br