Nas 15 cidades da região metropolitana onde houve obrigatoriedade do cadastro, 304 mil não fizeram o procedimento
TSE/Divulgação
Por: Paulo Talarico
Notícia
Publicado em 03.02.2020 | 8:02 | Alterado em 01.02.2020 | 15:53
Nas 15 cidades da região metropolitana onde houve obrigatoriedade do cadastro, 304 mil não fizeram o procedimento
Tempo de leitura: 2 min(s)Os eleitores que não fizeram a biometria obrigatória ou têm pendências com a Justiça Eleitoral devem ir ao Cartório Eleitoral até 6 de maio para regularizar a situação. Este é o prazo final para quem pretende votar nas eleições deste ano, quando serão definidos prefeitos e vereadores para o próximo mandato.
Na Grande São Paulo, 15 cidades estavam com o cadastramento da biometria de forma obrigatória até o dia 19 de dezembro. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 304 mil moradores dessas cidades não realizaram o cadastro e estão com a situação irregular para a votação deste ano.
“Pessoas que perderam o recadastramento biométrico e tiveram o título cancelado, não justificaram a ausência nas últimas eleições ou ainda desejem alterar o domicílio eleitoral têm até esse dia [6 de maio] para se dirigirem ao cartório eleitoral mais próximo a fim de resolver suas pendências”, afirmou o TSE em comunicado.
A data de 6 de maio também é prazo final para quem for votar pela primeira vez este ano.
Na região metropolitana, o cadastramento era obrigatório nas cidades de Cajamar, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Poá, Ribeirão Pires, Salesópolis, Santa Isabel, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra.
Em Taboão, mais de 50 mil pessoas não fizeram o cadastramento e tiveram o título cancelado.
A biometria vem sendo implementada ao longo dos últimos anos em todas as cidades do Brasil. No entanto, a Justiça Eleitoral tem tornado obrigatório o cadastro em etapas.
Outras 23 cidades da região metropolitana, por exemplo, não tiveram ainda a obrigação de ser feito o procedimento. Em São Paulo, dos 8 milhões de eleitores, mais da metade já cadastrou a biometria. Na eleição passada, Guarulhos teve esse processo de forma obrigatória e foram 148 mil títulos cancelados.
Moradores das demais cidades podem procurar o Cartório Eleitoral para fazer o cadastramento de forma antecipada. A recomendação é fazer antes justamente para evitar filas.
Diretor de Treinamento e Dados e cofundador, faz parte da Agência Mural desde 2011. É também formado em História pela USP, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico em locução para rádio e TV.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br