Ícone do site Agência Mural

É falso que Lula defendeu o nazismo e o fascismo em vídeo

Por: Evelyn Fagundes

Circula em grupos de WhatsApp em Guarulhos um vídeo em que o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria afirmado “eu penso que as pessoas devem-se filiar ao PT, primeiro porque o PT precisa convencer as pessoas à negação da política. Fascismo, nazismo, qualquer outra coisa, menos democracia”.

Confira a verificação do conteúdo:

ESTE VÍDEO FOI GUARDADO A SETE CHAVES PELO PT E ENTREGUE PELO PALOCCI

– Texto do vídeo encaminhado pelo WhatsApp

A informação analisada pelo projeto Papo Reto no Zap é falsa. O conteúdo foi manipulado a partir de recortes do vídeo original, publicado pelo Partido dos Trabalhadores em 27 de setembro de 2017, e é um registro do evento de lançamento da campanha de filiação ao PT em São Paulo.

Na transmissão de mais de vinte minutos, é possível perceber que logo nos primeiros segundos do vídeo Lula fala que: “o PT precisa convencer as pessoas de que não existe saída para o Brasil e para qualquer país do mundo fora da política. Ou seja, o PT tem que ser um partido que enfrenta essa discussão contra a negação da política.”

O petista cita o nazimo e o fascismo como o resultado de uma sociedade que não desenvolve debates políticos: “fora da política nós teremos fascismo, nazismo, qualquer outra coisa, menos democracia, menos participação popular. Por isso que é importante as pessoas participarem do PT.”

Atualmente, o material falso circula no Facebook, Instagram, Tik Tok e Kwai, mas não é a primeira vez que ele é compartilhado nas redes. Existe uma publicação similar no Facebook desde 2017, mesmo ano em que a transmissão original foi divulgada.  

Em 2021, o conteúdo novamente esteve em alta nas redes sociais, e a Lupa publicou uma verificação. Ele também foi checado em 2019 pelo Estadão e em 2018 pelo Fato ou Fake ― a gravação manipulada foi compartilhada durante o primeiro turno das eleições daquele ano.

Sair da versão mobile