Ícone do site Agência Mural

É falso que Bolsonaro foi diplomado presidente da República

Por: Renan Cavalcante

Circula em grupos de WhatsApp do Capão Redondo um vídeo afirmando que Jair Bolsonaro (PL) teria sido diplomado novamente como presidente da República. No conteúdo, um homem comemora dizendo que teria um vídeo da diplomação e enviaria por WhatsApp para quem se interessar.

O autor também aponta que, em poucos dias, Jair Bolsonaro viria a público para confirmar a informação.

Confira a verificação:

A informação analisada pelo Papo Reto no Zap é falsa. Bolsonaro não pode ser diplomado presidente da República novamente, pois quem ganhou as eleições de 2022 foi Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O vídeo foi originalmente publicado por uma conta do Tik Tok que não existe mais e não apresenta nenhum indício de que a informação seja verdadeira. Além disso, a diplomação só ocorre para candidatos eleitos – o que não é o caso de Bolsonaro. No caso do cargo de presidente da República, a entrega dos diplomas é realizada pela Justiça Eleitoral.

Uma desinformação similar tem circulado nas redes sociais, apontando que a diplomação de Bolsonaro teria sido feita pelo Exército Brasileiro no dia 1º de dezembro. Este conteúdo já foi desmentido pela Lupa e pelo UOL.

A cerimônia de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) está marcada para segunda-feira (12/12).

Sair da versão mobile