Entrevistamos meninos e meninas das periferias sobre os locais preferidos e as melhores atividades que fazem perto de casa
Thalita Monte Santo/Agência Mural
Por: Raquel Porto | Cleberson Santos | Jessica Silva | Pietra Alcântara | Thalita Monte Santo
Notícia
Publicado em 11.10.2019 | 19:16 | Alterado em 11.10.2019 | 20:29
Entrevistamos crianças sobre os locais preferidos e as melhores atividades que fazem perto de casa
Tempo de leitura: 2 min(s)Lugar de brincadeiras, imaginação e amizade. Este é um resumo do que crianças que vivem nas periferias da capital e em cidades da Grande São Paulo responderam para a Agência Mural sobre o que gostam nos seus bairros.
Neste sábado (12), comemora-se o Dia das Crianças, e ouvimos uma garotada sobre quais são os lugares preferidos perto de casa e como tem sido a infância nessas regiões. Alguns até desenharam esses locais especiais.
“Gosto de brincar na rua com os meus amigos que moram aqui perto, andar de bicicleta e jogar futebol”, afirma Maura Fernandes Abdalla Bechara, 10, que mora em Mogi Moderno, bairro de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.
A rua também é o lugar preferido de Enzo Bontempo de Freitas, 8, “porque lá eu jogo futebol com meu pai quando ele não está trabalhando”, comenta o garoto que mora na Vila Medeiros, na zona norte de São Paulo.
As irmãs Isabela Raíssa Mello, 10, e Safira Carolina Mello, 12, gostam de passear com a cachorra da família, Hebe, no parque Cecap, em Guarulhos. Ambas integram a equipe de ginástica artística da cidade.
Além de ter a prática esportiva, o bairro onde as duas meninas vivem representa acolhimento. “O que eu mais gosto mesmo são os colegas que eu tenho aqui. Gosto muito de brincar com eles, porque eles são legais. Quando eu me mudei foram eles, mais ou menos, que ajudaram a me adaptar aqui”, conta Isabela.
Outro local citado pelas crianças como preferido é a escola. Foi a resposta de Davi Nunes Ferreira, 7, do Jardim Marília, distrito de Cidade Líder, zona leste.
Ele está no segundo ano do ensino fundamental I e se aventura a dizer até a matéria que mais gosta: “Ciências, porque a gente pode aprender sobre o que a gente não conhece, como os animais e a natureza”.
Quando não está na escola, Davi gosta do cinema que fica no Shopping Aricanduva perto da sua casa, bem como o morador do município Itapecerica da Serra, Bruno de Jesus Soares, 7, cujo último filme que viu foi a produção da Marvel “Os Vingadores- Ultimato”.
Para Bruno, brincar é também “usar a imaginação” e enquanto era entrevistado, ele se divertia desenhando um super-herói no espaço.
Otávio Raider Gonçalves, 8, sonha ser jogador de futebol. Ele se diverte com o pai no Parque da Cidade, em Mogi das Cruzes. “Lá tem bastante espaço pra poder brincar e jogar bola”, mas diz que também gosta de jogar jogo da velha com a mãe.
Além das brincadeiras, filmes e esportes, as crianças também adoram comer. Não à toa que o lugar preferido de Lorenzo Alves Bertolaccini, 8, é a loja de doces que fica na Vila Medeiros.
“Lá tem todos os meus doces preferidos: bala de chocolate, caixa de bombons, pirulito, tem salgadinho também e refrigerante”, finaliza o garoto que lambe os beiços só de lembrar de tanta gostosura que o bairro também tem para oferecer.
VEJA TAMBÉM:
Jornalista, pós-graduanda em Gestão Ambiental. Militante feminista engajada nas pautas de direitos humanos, meio ambiente, educação e cultura. Ama carnaval, cinema, música, séries, novelas, livros e HQs. Correspondente da Cidade Líder desde 2018.
Correspondente do Capão Redondo desde 2019. Do jornalismo esportivo, apesar de não saber chutar uma bola. Ama playlists aleatórias e tenta ser nerd, apesar das visitas aos streamings e livros estarem cada vez mais raras.
Jornalista formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Pedagogia e Mestra em Educação pela PUC-SP. Ama fotografias, séries, filmes e não vive sem Netflix. Correspondente de Mogi das Cruzes desde 2013.
Jornalista, social media. Formada em Jornalismo e pós graduada em Styling e Direção de Arte. Amante de brechós e moda 0800. Gosta de gravar stories loucos e assistir vídeos no YouTube. Correspondente da Vila Medeiros desde 2019.
É jornalista e UX Writer. Já fez parte da equipe de redes sociais, do #RolêNaQuebrada e do No Fluxo. Correspondente da cidade de Guarulhos desde 2015.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br