Por: Redação
Publicado em 25.11.2018 | 22:54 | Alterado em 27.02.2024 | 16:10
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias está comemorando 8 anos! E você é convidado para se juntar a nós nesta festa.
No dia 5 de dezembro vamos fazer o pré-lançamento da nossa primeira reportagem impressa em um festival que organizamos para mostrar o que os artistas de diversas periferias da região metropolitana de SP estão produzindo. E por que chamamos artistas?
Porque nossa primeira reportagem impressa é em quadrinhos! E um de dois autores-desenhistas é um pioneiro do formato no Brasil, Alexandre de Maio, amigo de longa data da agência.
Conheça todos os artistas que estarão no evento.
Amanda Dias se descreve como preta, mulher, artesã, artista em desenvolvimento e criadora da marca de biojoias Mandinga. A artesã busca, por meio da estética e do audiovisual, resgatar a cultura ancestral africana e questionar a estrutura eurocêntrica que acredita apagar o significado e a história do povo preto. A Mandinga Biojoias, além da estética, tem como propósito informar sobre a história que conta o que não foi ensinado sobre a população negra. Outro objetivo é contribuir para o protagonismo dos negros.
Lê Nor é artista visual. Percebeu o interesse pela arte ao fazer atividades lúdicas com pessoas com deficiência intelectual na ONG onde trabalhava. Já o interesse pelo grafite surgiu por gostar do que via nos muros de São Paulo. Já atuou em mediação cultural, exposições e museus.
Roni Evangelista faz lambe-lambe manual, cartazes que compõem a arte urbana, por meio da criação de personagens autorais. A formação acadêmica do artista está relacionada com a moda. Diz que foi por meio dela que encontrou alternativas para trabalhar politicamente com brechós.
Stephanie Inácio é militante, feminista e grafiteira. Mora no Grajaú, zona sul de São Paulo, e começou a grafitar em 2016 quando tinha 15 anos de idade. A ação começou porque sentia necessidade de se expressar, buscar autoconhecimento e amor próprio.
Iolanda Borges Porto faz crochê desde muito jovem e há mais de dez anos vende os produtos em uma feira livre no Jardim Marília, zona leste da capital.
Paloma Vasconcelos é jornalista da Vila Nova Cachoeirinha, região periférica da zona norte de SP. É repórter das temáticas LGBTQ+ e gênero da Ponte Jornalismo e correspondente da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Produziu, de forma independente, o livro “Transresistência: Histórias de pessoas trans no mercado formal de trabalho” (2017), apresentado como trabalho de conclusão de curso da FIAM-FAAM. Em 2018, seu livro esteve entre os TCC’s apresentados no 13º Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Também é autora do livro “O Terror e o Islamismo”, lançado em 2015 pela Editora Discovery Publicações.
Vagner de Alencar é apaixonado em contar histórias e, nos últimos dez anos, tem buscado unir comunicação e educação em sua carreira profissional como jornalista, educador e pesquisador. É autor do livro “Cidade do Paraíso- Há vida na maior favela de São Paulo” e, em 2017, foi o jornalista brasileiro escolhido para participar, nos EUA, do programa IVLP (International Visitor Leadership Program), do governo americano.
Thiago Calle é poeta, grafiteiro e artista plástico. Publicou dois livros de poesia e desenvolveu um alfabeto autoral para usar nas pinturas em tela, murais e livros. A arte que desenvolve está ligada ao expressionismo abstrato e caligrafia. Já participou de exposições em São Paulo e Paraty (RJ).
Oliv Barros é figurinista, diretor de arte, estudante de moda, educador e membro fundador do coletivo Gleba do Pêssego. Tem 25 anos e sempre morou em Heliópolis, sudeste da capital paulista. Aprendeu do bordado ao grafite. Assume que a costura virou uma paixão e decidiu usar figurino no audiovisual. Pensa que a indumentária, arte relacionada ao vestuário, é uma forma de expressão que não possui gênero. Também faz colagem.
Magno Borges se formou como ator na Escola Livre de Teatro e se dedicou às artes cênicas por dez anos até se interessar pelas artes visuais. Foi aluno no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) e assistente do artista Stephan Doitschinoff, com quem fez uma residência artística no interior da Bahia. Atualmente, trabalha como ilustrador na Agência Mural.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br