Número se refere a cidades que têm divulgado boletins diários. Quantidade de casos pendentes reforça preocupação sobre sistemas de saúde; por outro lado, 1.214 foram descartados
Léu Britto/Agência Mural
Por: Paulo Talarico
Notícia
Publicado em 02.04.2020 | 14:04 | Alterado em 02.04.2020 | 14:06
A covid-19 tem avançado nas cidades da Grande São Paulo, mas ainda é incerto o tamanho do contágio na região metropolitana. Levantamento da Agência Mural em dados de 28 prefeituras mostra que apenas 20% das suspeitas de contágio pelo novo coronavírus tiveram os exames concluídos.
As informações foram publicadas por gestões que têm divulgado diariamente o número de novos casos e precauções para os moradores. Não foram encontrados dados nas páginas das outras prefeituras nesta quarta-feira (1º).
Ao todo, foram 8.168 notificações de casos de covid-19. Do total, 325 foram confirmados e houve 27 óbitos da doença. Outros 1.214 casos foram descartados e há 6.4 mil pendentes.
Um dos motivos para a demora é a capacidade para a realização dos testes, que estão concentrados no Instituto Adolfo Lutz. Estima-se que no estado há 16 mil casos pendentes.
O número preocupa não só pelo número de vítimas, mas pela sobrecarga no sistema de saúde das cidades.
Em Osasco, onde há ao menos 700 casos que ainda aguardam os resultados, o prefeito Rogério Lins (Podemos) estimou que seriam necessários mais três hospitais para dar conta dos atendimentos, caso medidas como o isolamento social não sejam mantidas.
Ele não foi o único. Ao longo da quarta-feira (1º), vários prefeitos reforçaram as falas de apoio a medidas de distanciamento social e pediram que moradores fiquem em casa. O motivo é evitar o avanço rápido do vírus, o que ameaça os sistemas de saúde.
Além disso, o número de óbitos pode ser maior, segundo algumas administrações, como Diadema, Itapevi e a própria Osasco. Em Barueri, por exemplo, apenas um caso foi confirmado com a doença. No entanto, outras 17 mortes no Hospital Municipal da cidade tiveram sintomas da covid-19 e seguem em investigação.
Os baruerienses também citam que há 28 internados com suspeita e 16 na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Cidade mais populosa da Grande São Paulo, Guarulhos tem a maior quantidade de notificações com 1683. Destes apenas 30 tiveram resultado positivo e 145 descartados. Mais de 1.500 aguardam o resultado.
O município com mais confirmações, contudo, é Santo André, no ABC Paulista, com 52 casos, entre 535 suspeitos. A vizinha São Bernardo teve 37, entre eles o prefeito Orlando Morando (PSDB), que está internado na UTI de um hospital em São Caetano do Sul.
O número de casos notificados e que aguardam confirmação deixaram de ser informados pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado. Ambos passaram a divulgar apenas as confirmações e as vítimas. Até quarta-feira (1º), a capital contabilizava 1.183 casos confirmados e 89 mortes.
A Secretaria de Saúde do Estado criou um portal que traz estatísticas sobre a covid-19. No entanto, ainda há defasagem nos dados desses municípios. A pasta afirmou que atualiza conforme as prefeituras fazem a notificação.
Diretor de Treinamento e Dados e cofundador, faz parte da Agência Mural desde 2011. É também formado em História pela USP, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico em locução para rádio e TV.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br