Ícone do site Agência Mural

Arte periférica ganha exposição permanente e digital em Heliópolis 

Por: Redação

Uma galeria a céu aberto que mistura arte e tecnologia. Essa é a proposta da exposição “Escada para Nuvens“, uma instalação permanente, inaugurada para disseminar a produção de arte contemporânea e periférica de Heliópolis.

Ao longo do ano, serão exibidos pelo menos um mural digital e mais 12 trabalhos de artistas e coletivos selecionados, com uma coletânea diversa, que abarca fotografia, dança, grafite, música, poesias e manifestos. Todos os expositores são residentes ou têm atividades cotidianas na região.

A instalação conta também com uma programação com oficinas formativas gratuitas em arte e tecnologia, com temas diversos, como territorialidade, paisagem urbana, democratização do acesso à informação e autonomia da produção periférica.

Proposta é subverter a função original dos painéis publicitários

As obras são apresentadas em um painel digital que fica em uma torre, com um formato elaborado com a intenção de “subverter” a função original de divulgação publicitária dos painéis.

As obras, porém, são expostas no formato vertical, remetendo às telas de smartphones, justamente para propor questionamentos ao público: como transformar a era digital em uma realidade para todas as pessoas, independente do contexto geográfico e socioeconômico?; é possível desafiar o modo convencional de interação da arte e espaço público?

A curadoria é da artista Bruna Lessa, com produção de Cacá Bernardes, da Bruta Flor Filmes. A instalação foi desenvolvida com financiamento do edital PROAC 2021, da Secretaria de Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A exposição fica disponível todos os dias por 24 horas na EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, na Estrada das Lágrimas, 1029, Heliópolis. 

Exposição “Escada para Nuvens”

Endereço: EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Junior – Estrada das Lágrimas, 1029, Heliópolis

Dia e horário: Todos os dias, o dia todo

Preço: Gratuito

Sair da versão mobile