APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Papo Reto No Zap

Conteúdos falsos criam narrativa de que Lula foi trocado por sósia

Desinformação é utilizada para dizer que há uma tentativa de esconder que petista estaria morto

Image

Por: Renan Cavalcante

Verificação

Publicado em 01.12.2022 | 11:21 | Alterado em 01.12.2022 | 11:22

Tempo de leitura: 3 min(s)
Esta verificação foi produzida em parceria com a Lupa e com apoio do WhatsApp WhatsApp_Logo_1

Circulam em grupos de WhatsApp de Jardim Fontalis vídeos e imagens que afirmam que as últimas aparições do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teriam sido feitas por um sósia. 

Para provar o argumento, materiais audiovisuais mostram Lula com dez dedos na mão esquerda e um suposto sósia tirando uma máscara com o rosto do petista.

Confira a verificação:

A farsa caiu por terra! […] Após o sumiço do Lula Antigo; a chegada do Lula Novo I (com 9 dedos), a partir do dia 08/11/2022; surgiu ontem, dia 13/11/2022, o Lula Novo II (com 10 dedos), ao lado da Janja, numa reportagem do Fantástico, TV Globo (veja foto)

– Trecho da legenda da imagem encaminhada pelo WhatsApp

A informação é falsa. A foto do casal foi publicada na conta de Janja no Instagram no dia 27 de outubro de 2021, data de aniversário do presidente eleito, e foi tirada na frente de um espelho. Logo, a mão de Lula que aparece na imagem é a direita e não a esquerda.

A publicação da foto ocorreu meses antes do casamento de Janja e Lula. Por isso, o anel que aparece na mão do petista é de noivado e não a aliança de casamento. Na conta de Lula no Instagram, uma foto postada no mesmo dia mostra Janja com a mesma roupa e o presidente eleito com o anel no dedo anelar da mão direita.

E essa foto de ontem…o duble tem até 10 dedos…esqueceram esse detalhe…tem algo de errado

– Trecho de tuíte encaminhado pelo WhatsApp

A imagem foi manipulada digitalmente. Na foto original, publicada na conta do petista no Twitter no dia 8 de novembro de 2022, é possível ver que Lula não tem o dedo mínimo. Na imagem que circula nos grupos de WhatsApp, o mindinho foi incluído, de forma grosseira, com programas de edição de imagem.

Compartilhado originalmente em uma conta do Kwai, o vídeo mostra um homem tirando uma máscara com a face do presidente eleito. O rosto revelado é de uma pessoa que também pareceria com Lula.

Na verdade, o vídeo é uma montagem. Por meio da busca reversa foi possível encontrar o original, gravado em 2019 por agentes penitenciários. Na ocasião, o traficante Clauvino da Silva tentou fugir da prisão de Bangu 3 tentando se passar por sua filha – e, para isso, utilizou uma máscara de silicone.

Um efeito com o rosto de Lula foi aplicado tanto na máscara quanto no rosto do traficante. No primeiro segundo do vídeo, inclusive, o efeito falha, mostrando a máscara original usada por Clauvino.

Meu deus era só que faltava. Apareceu o 10º dedo do Lula

– Legenda de vídeo encaminhado pelo WhatsApp

O vídeo, postado originalmente no Tik Tok, mostra um trecho de uma entrevista concedida por Lula. Nele, um homem aponta que o presidente eleito aparece com dez dedos nas mãos e comenta que seria grave se estiverem tentando diplomar um sósia de Lula.

O conteúdo, assim como a foto de Janja e Lula, está espelhado e, na verdade, exibe a mão direita do político – que tem os cinco dedos. O espelhamento é identificado uma vez que o logo da CNN Brasil aparece com as letras ao contrário.

O material original foi publicado pela própria CNN Brasil no dia 9 de novembro de 2022 e mostra diversas vezes as duas mãos de Lula, bem como a falta do dedo mínimo.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Renan Cavalcante

Jornalista. Atualmente pós-graduando em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling. Correspondente do Jaraguá desde 2018.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

Nenhum campo encontrado.