Por: Wellington Nascimento
Notícia
Publicado em 15.11.2022 | 8:39 | Alterado em 17.11.2022 | 12:58
As equipes feminina e masculina de São Paulo estão na final da primeira edição da Taça das Favelas Nacional, o Favelão. Seleções de 16 estados participaram do torneio disputado até aqui, entre 3 e 10 de novembro, na Vila Manchester, zona leste da capital.
As finais serão no sábado (19), na Arena Barueri, na Grande São Paulo, com transmissão ao vivo da TV Globo a partir das 14h. A entrada será gratuita, mas para garantir o acesso ao evento, é necessário retirar o ingresso antecipadamente no próprio estádio ou nas comunidades.
Os atletas que disputam o Favelão foram selecionados em peneiras realizadas em cada estado participante com quem jogou a Taça das Favelas deste ano. Em São Paulo, o Paraisópolis, pelo feminino, e o Jardim Ibirapuera, no masculino, times da zona sul, conquistaram os títulos.
No lado feminino, São Paulo e Rio de Janeiro medirão forças em um clássico da região sudeste. As cariocas venceram na semifinal a seleção de Brasília, do centro-oeste, por 1 a 0, enquanto as paulistas passaram por Minas Gerais, também do sudeste, pelo placar de 2 a 1.
Os dois gols da seleção paulista foram marcados por Suellen, atacante do Paraisópolis. A jogadora é a artilheira isolada do Favelão com 5 gols. Além disso, outro destaque da equipe é o setor defensivo, já que levou apenas 1 gol em quatro jogos.
São Paulo chega à decisão com a melhor campanha da fase de grupos. Após vitórias contra Ceará e Mato Grosso e um empate contra Brasília, avançou em primeiro no grupo C com 7 pontos.
No masculino, temos o único representante fora da região sudeste na decisão. O Goiás, do centro-oeste, derrotou o Rio de Janeiro nos pênaltis após o empate por 1 a 1 no tempo normal e irá encarar a seleção das favelas paulistas, donos da casa.
Os paulistas eliminaram o Ceará, do Nordeste, com uma vitória por 2 a 0 na semifinal. Kauã Henrique, atacante do Jardim Irene, da zona sul, e Felipe Alcântara, atacante do Jardim Ibirapuera, fizeram os gols que colocaram São Paulo na decisão.
Diferentemente das edições estaduais da Taça das Favelas em que os jogos são todos eliminatórios, o Favelão conta com o formato de fase de grupos antes do mata-mata.
Neste ano, 12 seleções femininas e 16 seleções masculinas participaram da edição. De acordo com a categoria, elas foram divididas em três e quatro grupos com quatro seleções em cada, respectivamente.
A melhor seleção de cada grupo avançou às semifinais. Na competição feminina, a melhor segunda colocada entre todos os grupos também se classificou.
Decisão feminina: São Paulo x Rio de Janeiro
Data e horário: Sábado (19), 14h
Decisão masculina: São Paulo x Goiás
Data e horário: 15h30
Endereço: Arena Barueri: Av. Pref. João Vila-Lobos Quero, 1001 – Jardim Belval, Barueri
Preço: A entrada será gratuita, mas para garantir o acesso ao evento, é necessário retirar o ingresso antecipadamente no próprio estádio ou nas comunidades
Formado em Jornalismo e pós-graduado em dar boas risadas. Apaixonado por esportes, ex-atleta em atividade e toca violão nas horas vagas. Sonha em viajar o Brasil e o mundo para encontrar e contar histórias. Correspondente da Cidade Ademar desde 2022.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br