Confira os principais destaques do Rolê na Quebrada, a agenda cultural das periferias de São Paulo
O Himalaia
Por: André Santos
Notícia
Publicado em 03.10.2019 | 14:44 | Alterado em 03.10.2019 | 14:45
Confira os principais destaques do Rolê na Quebrada, a agenda cultural das periferias de São Paulo
Tempo de leitura: 4 min(s)No começo do mês das crianças, há uma oficina de instrumentos do samba para meninos e meninas na zona norte. A banda Francisco, El Hombre também se apresenta na região.
Haverá um ‘encontrão’ cultural em Cidade Tiradentes, enquanto o samba também estará presente em Santana de Parnaíba com o tradicional Samba do Garnizé. Estes são alguns dos destaques do Rolê na Quebrada, agenda cultura da periferia, semanalmente realizada pela Agência Mural. Confira:
ZONA NORTE
Samba da Pracinha (Festa das Crianças) – Jd. Tremenbé
Com brinquedos e algodão doce para a criançada, a festa da criança no Jardim Tremembé terá uma oficina de instrumentos de samba para crianças. Por fim, a já tradicional roda de samba para animar a todos.
Quando: Sábado (5), às 14h
Onde: Pça Mariquinha Sciascia, 46
Quanto: Gratuito
Show Larápios e Francisco, El Hombre – Vila Guilherme
A banda de reggae Larapios se apresenta na zona norte de São Paulo junto com Francisco, El Hombre. O show é gratuito, mas vale chegar com antecedência, pois a entrada é limitada para os 500 primeiros, capacidade do espaço.
Quando: Sábado (5), às 18h
Onde: Casa de Cultura Vila Guilherme, R. Oscar da Silva, 110.
Quanto: Gratuito
ZONA SUL
Sarau do Capão e Slam Capão – Capão Redondo
Serão dois eventos em um só local. Durante o sarau, o microfone estará aberto a todos. Logo depois, começa a final do Slam do Capão que dá vaga para o Slam SP, maior campeonato de Slam do estado. Durante os eventos, a discotecagem fica por conta da DJ Lorrany.
Quando: Sábado (5), às 17h30
Onde: Fábrica de Cultura do Capão Redondo, R. Algard Esquina com R. Trevo Branco, S/N
Quanto: Gratuito
62ª Batalha Grajaú Rap City – Grajaú
A 62ª Batalha Grajaú Rap City é também uma seletiva para o Festival Sons Da Rua, renomado festival da cultura hip-hop de São Paulo. Se apresentam nessa edição o coletivo The Monkey’s THC e Mel MC, haverá também troca de livros durante o evento. As pickups serão comandadas pelos dj’s Bee.L, Conrado, Zemê e Lil Ticy.
Quando: Quinta (3), às 18h30
Onde: Centro Cultural Grajaú, R. Professor Oscar Barreto Filho, nº 252
Quanto: Gratuito
ZONA LESTE
Promovido pelo grupo Arte Livre Itinerante, a primeira edição do festival “Encontrão” no Galpão de Arte em Construção, terá shows, performance, sarau e rodas de conversa sobre a periferia. O grupo é formado pelos artistas Ana Prata, André Komatsu, Bruno Dunley, Ding Musa, Lucia Koch, Renata Lucas, Rodrigo Andrade, Sara Ramo e Wagner Morales, e pelo cientista social Gustavo Vidigal.
Quando: Sábado (5), às 12h30
Onde: Galpão de Arte em Construção (avenida dos Metalúrgicos, 2.100, distrito de Cidade Tiradentes)
Quanto: Gratuito
Encontro de Samba Rock e Black Nostalgia – Itaquera
Estão na 5° Edição do Encontro de Samba Rock e Black Nostalgia, é chegar e curtir muito Samba Rock. Charme e os sons sob comando dos Dj’s residentes Priscilla Groove, Ney e Jairo Hell’s, aulas de Samba Rock e Passinho ministradas pelos professores Re Buterflay e Tonny Crespo.
Quando: Domingo (6), às 14h
Onde: Casa de Cultura Raul Seixas, R. Murmúrios da tarde, 211
Quanto: Gratuito
Drik Barbosa – Gleba do Pêssego
Drik Barbosa se apresenta no Sesc Itaquera neste domingo (6). Aos 27, Drik mistura a leveza do R&B com a intensidade das ideias nas rimas. Antes de lançar o primeiro EP, “Espelho”, em 2018, participou com Emicida da trilha de “O Menino e o Mundo” (2013), depois da faixa “Mandume”, do disco “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa” (Lab/2015).
Atualmente, está trabalhando no novo disco, que já tem os singles “Quem Tem Joga”, “Rosas” e “Liberdade” lançados.
Quando: Domingo (6), às 15h30
Onde: Sesc Itaquera, Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000
Quanto: Gratuito
ZONA OESTE
Está chegando mais uma edição do Forró na Praça. O evento no Butantã é aberto a todos os públicos e conta com chapelaria.
Quando: Domingo (6), às 14h
Onde: Praça Oliveira Penteado, S/N
Quanto: Gratuito
ZONA NOROESTE
Brincantes e Brinquedos – Jaraguá
No espetáculo “Brincantes e Brinquedos”, três adultos reúnem-se para um retorno à infância, em uma época em que brincar era um ato de criatividade e imaginação, não exigindo grandes recursos tecnológicos para isso.
Quando: Sexta-feira (4), às 15h
Onde: CEU Pêra Marmelo, R. Pêra Marmelo, S/N
Quanto: Gratuito
CENTRO
Festival Mário de Andrade – A Virada do Livro – República
Pela primeira vez, a cidade de São Paulo terá uma festa de rua dedicada ao livro e à leitura. Entre os destaques da programação estão nomes nacionais e internacionais como Fernanda Montenegro, Mia Couto, Milton Hatoum, Ailton Krenak, Isabela Figueiredo, Lilia Schwarcz, Kalaf Epalanga, Zamaswazi Dlamini-Mandela (neta de Nelson Mandela) e Russo Passapusso.
Quando: Sexta, sábado e domingo (4,5 e 6), às 19h
Onde: Biblioteca Mário de Andrade, 94
Quanto: Gratuito
Projeto Samba de Comunidade apresenta Tudo Azul – Santa Cecília
O projeto Samba de Comunidade apresenta Tudo Azul Paulistano cantando o LP “Bloco Carnavalesco Canários das Laranjeiras”.
A proposta do coletivo Tudo Azul é resgatar sambas de modalidade terreiro, partido alto e sambistas da era do rádio, utilizando materiais de pesquisa como discos de vinil, livros, documentários e outras formas.
Quando: Sexta-feira (04), às 19h
Onde: Ação Educativa, R. General Jardim, 660
Quanto: Gratuito
GRANDE SÃO PAULO
Esquenta mostra de teatro de rua – Guarulhos
O “Esquenta” da Mostra de Teatro de rua de Guarulhos terá o tradicional cortejo com cirandas, intervenções e performances na Rua Dom Pedro 2º, no centro. Depois, o cortejo retorna para o estacionamento do Sincomércio onde haverá um sarau aberto a todas linguagens de artes.
Quando: Sábado (5), 12h30
Onde: Sincomércio Guarulhos, R. Caraguatatuba, 32
Quanto: Gratuito
Samba Galo Garnisé – Santana de Parnaíba
Sábado vai rolar samba de bumbo pelas ruas do centro histórico de Santana de Parnaíba. A concentração se iniciará às 20h. O Galo Garnisé busca preservar o samba de bumbo, que é um estilo tradicional da região.
Quando: Sábado (5), às 21h
Onde: Centro Histórico de Santana de Parnaíba, R. Suzana Dias, 300.
Quanto: Gratuito
Jornalista, entusiasta do carnaval, do futebol de várzea, de bares e cultivador assíduo da sua baianidade nagô! Correspondente do Jardim Fontalis desde 2017.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br