De 24 a 29 de setembro, foi realizada a 17ª Semana do Jornalismo, organizada por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (SC). O evento reuniu oficinas, palestras e mesas de debate com jornalistas convidados de todo o país. Em 26 de setembro, o editor da Agência Mural, Paulo Talarico, participou da mesa sobre jornalismo cidadão.
Paulo Talarico dividiu a mesa com Caroline Sarmento, colaboradora do Jornal Boca de Rua.
O editor da Mural contou como surgiu e funciona o trabalho realizado pela agência, apresentou exemplos de reportagens produzidas pelos correspondentes e exemplos de como contribuir nas redações para trazer mais vozes dos moradores das periferias. “Cabe a gente sempre levar um outro olhar, um pouco mais do que a gente consegue ver no dia a dia, e ver como uma boa história pode ser contada. Além de sempre buscar as novidades que estão acontecendo nos bairros mais distantes”, explica.
Para abordar outros temas como jornalismo diário foram convidados Emerson Gasperin, colunista do Diário Catarinense, e Mayara Vieira, repórter da rede NSC TV. Já a palestra “Violência no Rio: a Segurança Pública no Jornal Extra” contou com a presença do jornalista Rafael Soares. O tema “Jornalismo internacional” encerrou a semana de jornalismo com a palestra de Nayara Batschke, jornalista formada pela UFSC, que atua na agência internacional de notícias EFE, da Espanha.
Assista o vídeo da mesa “Jornalismo Cidadão” com Paulo Talarico e Caroline Sarmento.
https://www.facebook.com/semanadojornalismo/videos/1933492766673412/?t=0
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br