APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

apoie@agenciamural.org.br

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Amplificando vozes periféricas: Mural é parceira institucional do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji 

Parceria com a Mural traz diversidade ao congresso promovendo a inclusão de jornalistas locais por meio de ações afirmativas

Image

Léu Britto/Agência Mural

Por: Iasmin Monteiro

Notícia

Publicado em 05.07.2024 | 19:20 | Alterado em 19.07.2024 | 16:55

Tempo de leitura: 2 min(s)

Na próxima semana, entre os dias 11 e 14 de julho, acontece o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, na ESPM, em São Paulo. O evento reúne jornalistas, estudantes e pesquisadores de diversas partes do Brasil e do mundo para discutir comunicação, as transformações sociais que impactam diretamente os profissionais e ampliar o conhecimento de ferramentas inovadoras para investigação jornalística.

Neste ano, a Mural é uma das parceiras institucionais do congresso. Segundo a diretora Institucional e de Diversidade da Mural, Cíntia Gomes, essa é uma forma de promover ações afirmativas para que o evento seja mais diverso e inclusivo tanto nas pautas como no corpo participante.

“Estar no Congresso é essencial para amplificar as vozes das periferias e dar visibilidade às narrativas que muitas vezes são ignoradas pela grande mídia. A presença dos correspondentes locais da Mural enriquece as trocas e conexões, além de levar a diversidade desta rede e sua cobertura, promovendo um jornalismo mais inclusivo, plural e representativo das periferias da Grande São Paulo.”

Aba no site da Abraji com as parceiras do congresso

Aba no site da Abraji com as parceiras do congresso

Além da parceria institucional, três membros da equipe fixa estarão mediando mesas e oficinas durante o evento: o diretor de negócios e tecnologia, Anderson Meneses, ministrará a oficina “Tijolo por tijolo: a experiência de criar uma comunidade de apoiadores para o fortalecimento do jornalismo local e periférico”, no dia 11/07. Na manhã seguinte, dia 12/07, a diretora executiva, Izabela Moi, mediará a mesa “Uma falha de mercado pode acabar com a democracia: qual a saída para manter o jornalismo em pé?”. E, por último, no sábado, 13/07, o designer e ilustrador da Mural, Magno Borges, mediará a conversa sobre “Ilustração jornalística em tempos de IA”.

Por meio desta parceria, será possível levar alguns correspondentes como voluntários para orientar os bolsistas selecionados pela Abraji durante o evento e fortalecer a diversidade com a presença de jornalistas locais e periféricos no congresso.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Iasmin Monteiro

Formada em Jornalismo, é videomaker, fotografa, produtora cultural e apaixonada por música. Já participou do Geração Futura Juventudes, estagiou no WWF-Brasil, foi foca e repórter no Estadão e atualmente está na Comunicação Institucional da Agência Mural.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE