Reportagem mostra como a falta de jornalismo local em Pirapora do Bom Jesus, principalmente em um ano de eleições, viola o acesso a direitos e faz com que moradores precisem se informar por canais da prefeitura ou até mesmo pelo boca a boca
Por: Redação
Notícia
Publicado em 12.06.2024 | 15:25 | Alterado em 28.06.2024 | 15:33
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, em parceria com o Pulitzer Center e a Meedan, lançou a reportagem especial “Sem Notícias”, que detalha como a população de Pirapora do Bom Jesus, município da região metropolitana de São Paulo, vive em um “deserto de notícias” e enfrenta a falta de jornalismo local, especialmente em um ano de eleições municipais.
De acordo com o Atlas da Notícia, 26,7 milhões de brasileiros em quase metade (48,7%) dos municípios não têm imprensa local, essencial para cobrir o cotidiano, fazer denúncias e fiscalizar o poder público – funções primordiais da imprensa e pilares da democracia.
Após imersão em Pirapora e meses de investigação, a Agência Mural ouviu autoridades, especialistas e moradores que costumam se informar pelo boca a boca, grupos de WhatsApp e canais da prefeitura.
“Tudo da cidade a gente vai ouvir, sempre, da boca de algum vereador. Ficamos à esmo de uma notícia que não seja de um político”, diz Jeanderson Gomes dos Santos, 34, trabalhador da construção civil e morador do Parque Payol, principal bairro periférico do município, onde o abismo ao acesso a notícias é ainda maior.
“É difícil se informar porque a cidade não tem um jornal próprio. Se você não frequentar a igreja ou a sessão da Câmara, você não é informado,” diz Antônio Juarez de Oliveira, comerciante local.
Pirapora do Bom Jesus é uma cidade conhecida por sua importância religiosa e cultural. Fundada com base em relatos de milagres, transformou-se em um destino religioso e culturalmente rico. No entanto, enfrenta desafios socioeconômicos, com baixo índice de emprego formal e a necessidade de restauro de seu santuário.
Para abordar esses e outros desafios no município considerado o mais pobre da Grande São Paulo, a reportagem utiliza uma variedade de formatos. Desde fotos e infográficos até histórias em quadrinhos, que ilustram, por exemplo, a surpresa dos alunos da Educação de Jovens e Adultos ao descobrirem o que é viver em um deserto de notícias e revelam como Pirapora se transformou em uma cidade de peregrinos.
Apresentamos também episódios de podcasts, incluindo um que revela que rádio comunitária tem pré-candidato como apresentador, além de um documentário em vídeo dividido em três partes.
“Estamos muito felizes em dar vida a essa reportagem especial. Ela concretiza um sonho antigo nosso de investigar um deserto de notícias e surge em um momento importante, já que estamos a poucos meses de eleger prefeitos e vereadores. Além disso, reafirmar a importância do jornalismo local e independente na garantia da transparência e do acesso à informação, fundamentais para a preservação da democracia”, afirma Vagner de Alencar, diretor de jornalismo da Agência Mural.
Equipe da Mural em Pirapora do Bom Jesus
Kombi transformada em gabinete movél do vereador Roge Baudichon (União), na frente da EMEF Renato Tonolli Brito Pedro, no Parque Paiol @Léu Brito/Agência Mural
Equipe da Mural em Pirapora do Bom Jesus @Léu Brito/Agência Mural
Gravação para o doc do especial "Sem Notícia" em Pirapora do Bom Jesus
Vista dos bairros Paiol 1 e Paiol 2, na periferia de Pirapora do Bom Jesus. @Léu Brito/Agência Mural
Cinegrafista Rômulo Cabrera produz imagens da liderança comunitária Jakeline @Léu Brito/Agência Mural
Fachada da rádio Nova Pirapora, localizada no Paiol 2, ponto mais alto da região @Léu Brito/Agência Mural
Gravação para o doc do especial "Sem Notícia" em Pirapora do Bom Jesus
Altar do Santuário de Pirapora do Bom Jesus @Léu Brito/Agência Mural
Gravação para o doc do especial "Sem Notícia" em Pirapora do Bom Jesus
Seção da Câmara Municipal de Pirapora do Bom Jesus. Na foto da esquerda para direita os vereadores: Willian Sanches (PSD), Katherine Silva (PSD) e o presidente da Casa, Rodrigo Brito (MDB). @Léu Brito/Agência Mural
Gravação para o doc do especial "Sem Notícia" em Pirapora do Bom Jesus
Fieis usam celulares durante comunicados na missa na Paróquia. @Léu Brito/Agência Mural
Equipe da Mural em Pirapora do Bom Jesus @Léu Brito/Agência Mural
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br